Opção
Vai ter Uber
Mesmo sem data para operar em Pelotas, aplicativo inicia cadastro de motoristas
Mais uma opção de transporte está a caminho de Pelotas. O aplicativo Uber, disponível em centenas de cidades ao redor do mundo, começa a cadastrar motoristas para atuação no município. As primeiras reuniões informativas a respeito do funcionamento da plataforma serão realizadas nesta quinta-feira (10) em encontro com os pré-inscritos.
A assessoria de comunicação da empresa informou que, apesar de estar cadastrando, a fase ainda é de avaliar o interesse e capacitar os candidatos. Por enquanto, não há previsão de datas para a disponibilidade de corridas pelo aplicativo na cidade.
As inscrições estão abertas desde 21 de julho. Os interessados em dirigir como parceiros da Uber e gerar renda, seja como complemento ou como fonte principal, podem acessar o site uber.com/dirija. Balmerindo Botelho, 50, foi um dos selecionados por e-mail para participar das primeiras reuniões sobre o serviço. Ele trabalhava como caminhoneiro e devido a uma cirurgia na coluna ficou impossibilitado continuar na profissão. O motorista até então tinha como receita outro aplicativo de transporte particular, o Garupa - agora decidiu integrar o Uber. "Apareceu esta outra opção. Vamos ver se dá certo. Pra o usuário é excelente, os preços são bem mais acessíveis", avalia, em comparativo com o táxi.
A disseminação de aplicativos como esse gera um grande debate jurídico, especialmente devido à concorrência com os taxistas. Flávio Al Alam, secretário de Transporte e Trânsito, acredita que o Uber demorou para chegar em Pelotas pela qualidade dos táxis. "Mas era impossível que não fôssemos atingidos também. Isso é algo que já conversamos com o Sinditáxi, porque as grandes cidades já vivem essa realidade há muito tempo", diz, ressaltando que o serviço é privado e que compete à secretaria acompanhar as atividades para depois saber como agir.
Como funciona
Os interessados podem dirigir seus próprios carros, um carro de outra pessoa ou mesmo um veículo alugado através da própria empresa. Para ser habilitado como motorista, a CNH deve conter a observação Exerce Atividade Remunerada (EAR), feita pelo Detran. Conforme a empresa, já são mais de 50 mil motoristas parceiros do serviço em todo o Brasil.
O veículo também deve estar qualificado dentro de pré-requisitos - ser 2008 ou mais novo, com 4 portas e ar-condicionado. A Uber já opera em cidades como Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Porto Alegre. O app está disponível para Android e iOS.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário